Primeira unidade fabril no norte está no município de Jacundá

A colônia de pescadores Z-43, localizada no município de Jacundá, é a primeira associação de pequenos pescadores a controlar uma fábrica de evisceração e lavagem de pescado. A unidade terá capacidade de industrializar até 20 toneladas/dia de pescado. Segundo o presidente da entidade, Antônio da Colônia, os investimentos já consumiram 1,6 milhões e mais 2,5 milhões será necessário para por a fábrica em funcionamento. “Sem a participação do Governo Federal seria impossível tantas conquistas”, elogia o presidente dos pescadores.

Sobre o mix de produtos projetados para sair congelados da unidade do interior do Pará para os grandes centros consumidores destaca-se o filé de tucunaré, um dos peixes mais apreciados que terá o selo de fabricação da Amazônia. “O produto produzido na região amazônica tem grande apelo comercial no exterior”, diz o deputado Miriquinho Batista.

Para acelerar a produtividade existe um projeto para implantar 20 mil tanques-redes no reservatório da Hidrelétrica de Tucuruí, com o objetivo de beneficiar famílias de pescadores dos municípios de Itupiranga, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia do Pará, Breu Branco, Tucuruí e Novo Repartimento. “No mínimo, cada família, terá 13 tanques para criar peixe no lago”, explica Miriquinho, que visitou no mês passado algumas unidades instaladas pela colônia de jacundá.

O projeto vai abranger a qualificação das famílias interessadas, definição das áreas para implantar os tanques, aquisição de equipamentos e centro de produção de alevinos. “Este projeto vai permitir o repovoamento das espécies do lago, agregará valor ao pescado, ocasionando mais oportunidades de trabalho e renda para o pescador artesanal”, finaliza Antônio da Colônia.